Médicas Anestesistas Hipnoterapeutas usam hipnose em cirurgias

O documentário “Ma voix t’accompagnera” (em português “A minha voz acompanhar-te-á” que pode ser visto na Netflix), retrata o incrível trabalho de Fabienne Roelants e Christine Watremez, duas médicas anestesistas residentes em Bruxelas e reputadas especialistas em hipnose, que aplicam o seu conhecimento terapêutico em contexto cirúrgico.

No filme, é possível perceber como as médicas acalmam e orientam a mente do paciente durante as cirurgias, permitindo a desconexão do cérebro do corpo físico, tal como acontece com o efeito das anestesias hospitalares.

Graças à hipnose e às orientações dadas pelas médicas, os pacientes têm os seus pensamentos guiados e são incentivados a usar da imaginação para redesenhar a realidade daquele momento.

Mas o processo começa antes, com as médicas a conhecerem melhor os pacientes e a descobrirem alguns dos aspetos mais relevantes e emocionais da sua vida, vivências essas que depois são introduzidas e incentivadas durante o procedimento.

Para além do conhecimento técnico das anestesistas e do acompanhamento próximo, é possível também percebermos o cuidado na colocação da voz e a enorme empatia que passa das médicas para o paciente Essa interação profunda e emocional é fundamental para o sucesso do procedimento.

Para além de ser um filme que mostra o poder da hipnose clínica em contexto cirúrgico, “Ma voix t’accompagnera” é uma obra que nos toca o coração e nos lembra da importância do amor e da compaixão nos cuidados de saúde.