O que são chakras?

Os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”. Estes centros de força apresentam-se como vórtices que não param de girar, agindo como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo. Estão localizados no nosso corpo etérico, que faz a ponte entre o nosso corpo físico e o corpo espiritual.
Quando um chakra está desequilibrado, afeta os órgãos ao seu redor. O registo mais antigo dos chakras é proveniente dos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo, que surgiram no século 2 a.C. Segundo os hindus, os chakras encontram-se e fundem-se nas Nadis, que são caminhos invisíveis dentro do nosso organismo, funcionando como canais condutores por onde circula a nossa energia vital. Cada chakra influencia uma ou mais áreas específicas da nossa personalidade e saúde. Algumas passagens do Vedas afirmam que existem 32 chakras, e outras até 88 mil, mas a maioria concorda sobre a existência dos sete principais, que percorrem toda a nossa coluna vertebral.

1. Muladhara, significa: suporte da raiz, lótus vermelho 4 pétalas


Posição
- base coluna
Cor – Vermelho
Elemento – Terra
Funções – É o chakra que busca a energia ascendente da terra e a leva para o nosso corpo. Ele é o responsável pela nossa vitalidade e o nosso zelo pela sobrevivência, principalmente nas necessidades básicas, comer e dormir. Quando desalinhado, causa, entre outras coisas, uma sensação de insegurança constante.


Meditação – Medita aqui com as tuas raízes na terra honrando o templo do teu corpo. Procura compreender a base da nossa sobrevivência, a materialidade da vida e do prazer. "Instinto de sobrevivência, e a nossa conexão primária à matriz da vida terrestre, representa o mundo material, a gravidade atraente da matéria, a força que reúne a energia e lhe da forma, e que cria a densidade que nós conhecemos como o mundo físico. É aqui que fica a paz, a casa e a solidez que se encontra no mundo natural." O mantra é LAM.
Nota: a kunadalini só é desperta no 1 chakra que procura "shiva”.

2. SwadhistHana, significa: o nosso proprio lugar, lótus laranja 6 pétalas


Posição
- pélvis
Cor – Laranja
Elemento – Água
Função – Responsável, principalmente, por dois dos nossos impulsos mais fortes: o criativo e o sexual. Acredita-se que, na nossa adolescência, esse chakra está atuando com a sua maior capacidade. Quando desalinhado, ele pode causar problemas de impotência sexual, além de doenças na bexiga.


Meditação – Representa a natureza dual da existência, em constante fluxo e ascensão de polaridade, opostos que se atraem para se fundirem num só ser, aqui chegamos ao fluxo principal da energia vital, arrastados pelas correntes da alma, urgida pelos nossos desejos e aflições. "A kundalini sobe, une e divide, criando o eterno ying e yang da existência semente do movimento, sensação, prazer, desejo, emoção, é onde dois corpos se conetam em união erótica… no corpo, emana do sacrum, quadris e pélvis." Tenta equilibrar o teu próprio poder de atração, sedução e criatividade, enquanto repetes o mantra VAM.

3. Manipura: significa jóia brilhante, lótus amarelo, 10 pétalas


Posição
- plexo solar
Cor – Amarelo
Elemento – Fogo
Função – É onde mora o teu ego. Quando muito energizado, pode tornar-te numa pessoa egocêntrica e narcisista. Quando o contrário acontece, a tua auto-estima não vai se encontrar em bom estado. Também tem uma função vital na tua personalidade e no teu poder pessoal. É possível reconhecer um bom alinhamento deste chakra em bons líderes.


Meditação – Reflete sobre as tuas escolhas de vida e tenta respeitar a tua própria individualidade e visão de mundo. "Pela terra, pela água até ao fogo, a divina faisca da consciência inflama das chamas a nossa vontade para queimar toda a resistência e revitaliza todo o corpo, pulsantes chamas de energia nos animam, para despertar em nós o poder, fazendo arder o nosso propósito para fortalecer a nossa vontade e manter a chama viva durante as tribulações e provas, enquanto queimamos através dos obstáculos numa crescente liberdade e poder.
Para manter a chama temos de treinar o nosso poder, através de uma pratica constante… temos de tomar o controle sobre essa energia, para depositá-la no nosso ventre e florescer o nosso poder. Esse fogo nos sustenta e transporta, enquanto queimamos o ego e nos dissolvemos na gema brilhante que é a verdadeira fonte de poder, deixando o chakra ardendo, elevamo-nos para o coração." O mantra é RAM.

4. Anahata, significa inatacável ou ileso, lótus verde 12 pétalas


Posição
- centro do peito
Cor – Rosa ou verde
Elemento – Éter (fusão dos demais elementos)
Funções – Energiza o sangue e todo o nosso sistema cardiorrespiratório – por isso, doenças cardíacas podem ser um indício do chakra desalinhado ou enfraquecido. É o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Quando bem trabalhado, não apenas irá ajudar-te nos relacionamentos, como também te deixará mais suscetível a sentir compaixão.


Meditação – Enquanto meditas, deixa o amor fluir e sente com a maior intensidade possível. Procura sentir a compaixão por todos os seres vivos.
"Enquanto subimos para a suavidade e a amplitude do céu, agora a serpente de kundalini nos eleva sobre asas de amor para abraçar o despertar do espírito divino, o qual anima o coração a abrir-se e a voar livre, expandindo-se no elemento ar, a cada respiração fluímos em direção ao infinito, torna-se claro e imenso em nosso interior.
Dançando alegremente com o outro, entramos no mistério do amor e dos relacionamentos, transcendendo o ego e viajando com os outros, para o interior do divino circulo do coração. Unindo o céu e terra, masculino e feminino, a mente e corpo em perfeito equilíbrio. O coração é um lugar cómodo, terno, profundo, lugar da compaixão e união.
Uma vez acordado o coração pulsa com o ritmo da vida, pulsando o seu amor em todas nossas relações, em nós mesmos e nos demais. Na cultura e no planeta, no humano e no divino, à medida que abrimos os nossos corações, conectamo-nos com o coração universal. Amanhecendo nas fronteiras da consciência social do equilíbrio do coração, agora nos transladamos ao lótus azul”. Repete o mantra YAM.

5. Vishuddha, significa purificação, lótus azul 16 pétalas


Posição
- situado na garganta
Cor – Azul-celeste e azul-claro
Elemento – Éter
Funções – Fica na frente da garganta e está ligado à tiroide. É essencial para a tua capacidade de comunicação. Quando ele está equilibrado, tornas-te uma pessoa melhor articulada e expressiva. Já quem não trabalha este chakra corre o risco de se tornar daqueles que engolem “sapos” sem reclamar e que guardam tudo para si.


Meditação – Compreender como se comunicar interna e externamente, enquanto repetes o mantra HAM.
"Vishuda, no circulo etérico do chakra laríngeo, a kundalini desperta no centro das vibrações interiores enquanto o som levado pelo ar, mediante o fogo, abre a nossa expressividade para musica das estrelas, escutamos o sussurro da voz interior, escutamos o sol que se eleva para fora do coração a partir do OM ancestral ondas de vibrações por toda a criação, ressoando, expressando, harmonizando, sincronizando, permitindo às nossas vozes cantar as nossas verdades. O coro da vida, de dentro para fora, a nossa auto expressão flui em vibrantes ondas levando-nos mais e mais profundamente para a verdade que reside no nosso interior e para a verdade que encontramos no lado de fora… para a essência dentro da vibração. Para o som e para a linguagem, comunicação e expressões de criatividade, transformando musica, conhecimento e poesia através do tempo. Enquanto o quinto chakra vibra na garganta, movemo-nos para o chakra da sobrancelha”.

6. Ajna, sentir e controlar, lótus de 2 pétalas


Posição - entre as sobrancelhas
Cor – Azul-índigo e branco
Elemento – Éter
Funções – Fisicamente, é ele que revitaliza o sistema nervoso e a visão. No que tange ao psicológico, esse chakra trabalha, entre outras coisas, a capacidade de concentração e, principalmente, a intuição. Na tradição hinduísta, é conhecido como “o terceiro olho”, pois ele pode ver coisas além do material. Quando desalinhado, pode causar dores de cabeça e pesadelos.


Meditação – Procura desenvolver a intuição e a capacidade de olhar o outro sem julgamento. O mantra é o famoso AUM.
"A kundalini é agora uma brilhante serpente de luz, desenroscando-se no mais profundo da nossa meditação, para abrir o sexto chakra, o terceiro olho, o centro da visão, da percepção e do ilimitado mundo da luz. As 2 pétalas deste chakra levam a resolução da dualidade ao único ponto de concentração do terceiro olho. Este é o chakra da percepção, da imaginação, o lugar do qual se revela a brilhante luz interior. Foca a tua consciência neste ponto, para descobrir a intuição, para libertar a visão, para te banhares na eterna beleza do mundo interior, à medida que elevas, a tua consciência penetra através da ilusão, trazendo a claridade.
E enquanto o terceiro olho se abre entre os dois olhos físicos, entramos numa profunda meditação, revelando a luz interior… mantém-te estável entre os teus muitos pensamentos e encontra o portal nos mistérios interiores da iluminação. Enquanto se descobrem elegantes formas, através dos olhos da mente, segue essas formas para descobrir e alcançar os teus sonhos, procura orientar a sua visão, dentro de uma postura tranquila, do teu mundo interior. Uma vez que vimos o atalho, a serpente kundalini encontra o seu caminho, ascendente pela coluna, para perfurar o chakra coronário (topo da cabeça)”.

7. Sahasrara, multiplicado por mil, lótus de mil pétalas


Posição
- topo da cabeça
Cor – Violeta e branco-fluorescente ou dourado
Elemento – Éter
Funções – É o mais importante dos chakras, pois realiza a nossa ligação com a energia superior, o Universo.
Consequentemente, torna-se o mais complicado dos sete principais. Como encontrar a compreensão necessária para sentir-se conectado a toda energia do mundo? Para isso, é necessário que todos os outros seis chakras estejam em equilíbrio máximo.
Acredita-se que pouquíssimas pessoas conseguiram alinhar o Sahasrara.


Meditação – Tentar transcender a matéria, conectar-se com o divino e encontrar a iluminação máxima. Mantra SHAM.
"Sahasrara: totalmente completo da base á cabeça, o sétimo chakra pode agora florescer, como o lótus de mil pétalas da consciência infinita, que emana do ponto sem dimensões da consciência interior. Essa é a tua consciência, acordada, consciente, inteligente, divina… sempre desdobrando-se na consciência infinita, a natureza da consciência não tem limites… aquieta a tua mente nas pétalas interiores que se desdobram, testemunha as faiscas de iluminação que se desdobram, à medida que a kundalini se encontra com o seu companheiro divino - shiva, quem dá vida às estrelas e te leva para além do plano inferior, para viajar no coração do cosmos, para a própria inteligência da criação, o reino da mente divina, a consciência universal que é a fonte de tudo.”