Dificuldades em dormir? Parte 2 – A importância do sono REM

O sono REM é a fase do sono profundo. Caracteriza-se por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados. Esta fase do sono é muito importante no processamento das memórias e conhecimentos.

Por que é importante o sono REM?
Atingir o estágio do sono REM, que é a fase de sono profundo, é importante para fixar as memórias, processar as experiências e o conhecimentos adquiridos durante o dia. Além disso, o sono REM garante uma boa noite de descanso e equilíbrio geral do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão.

Nos bebés e crianças, o sono REM é ainda mais importante pois como estão a passar por um momento de intenso desenvolvimento, o cérebro precisa de organizar todas as aprendizagens acumuladas diariamente para depois reproduzir o que aprendeu. Desta forma, é natural que as crianças atinjam mais rapidamente e se mantenham mais tempo no sono REM do que os adultos.

Como atingir o sono REM
Para atingir o sono REM e melhorar a qualidade do tempo de descanso durante a noite é ideal seguir algumas medidas, como estabelecer uma rotina para dormir para preparar o corpo e a mente, sendo necessário reduzir a luz do ambiente, evitar sons altos e não usar o telefone e evitar a televisão antes de dormir.

Além disso, deve-se manter a temperatura do quarto entre 19 a 21 graus, pois um clima agradável também é importante para o corpo descansar adequadamente e não é recomendado ingerir alimentos e nem bebidas com muito açúcar e cafeína, pois isto pode influenciar negativamente a qualidade do sono.

Consequências da falta de sono REM
Se uma pessoa não atinge o sono REM, o sono profundo, pode ter algumas consequências no corpo e na mente, pois é um período do sono necessário para renovação cerebral. Alguns estudos mostram que adultos e crianças que não atingem o sono REM têm maiores riscos de desenvolver enxaquecas, obesidade, além de terem mais possibilidades de apresentarem problemas de aprendizagem e sofrerem de ansiedade e stress.

Com dificuldades em adormecer? Experimente esta Meditação!


Referências: atuasaude.com