Dificuldades em dormir? Parte 1 – As fases do sono

Todos necessitamos de descansar e uma boa noite de sono faz toda a diferença na forma como vivemos o nosso dia-a-dia.
A verdade é que muitas pessoas se debatem com sérias dificuldades em dormir sem a ajuda de medicamentos.

Durante todo a vigília e o sono, a actividade elétrica do cérebro muda e cria os tipos diferentes de ondas de cérebro, caracterizando as várias fases do sono.


As fases do sono

O sono tem uma arquitectura muito própria e razoavelmente complexa. Divide-se em dois momentos: sono REM (Rapid Eye Movement) e sono não REM.

Tipicamente, dormimos por ciclos, cada um com uma duração entre 90 minutos a 110 minutos.
Um adulto passa cerca de 50% da sua noite na fase 2 – um sono razoavelmente leve, 20% em sono REM e os restantes 30% repartidos pelas restantes etapas do sono.

De acordo com a Dr.ª Clarisse Bezerra, Médica de Saúde Familiar, “O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece e vão progredindo e tornando-se cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM. Normalmente, o sono REM é o mais difícil de alcançar, mas é nessa fase que o corpo consegue realmente relaxar e na qual a taxa de renovação cerebral é maior. A maior parte das pessoas segue o seguinte padrão de fases de sono:
Sono leve de fase 1;
Sono leve de fase 2;
Sono profundo de fase 3;
Sono leve de fase 2;
Sono leve de fase 1;
Sono REM.
Depois de estar na fase REM, o corpo volta novamente à fase 1 e repete todas as fases até voltar novamente à fase REM. Este ciclo vai se repetindo ao longo de toda a noite, mas o tempo em sono REM vai aumentando em cada ciclo.”


Quanto tempo dura o ciclo do sono
O corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro dura cerca de 90 minutos e depois a duração vai aumentando, até uma média de 100 minutos por ciclo.
Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias.


As 4 fases do sono
O sono pode, então, ser dividido em 4 fases, que se vão intercalando:


Sono leve (Fase 1)
Esta é uma fase de sono bastante leve que dura aproximadamente 10 minutos. A fase 1 do sono começa no momento em que se fecha os olhos e o corpo começa pegando no sono, no entanto, ainda é possível acordar facilmente com qualquer som que aconteça no quarto, por exemplo.
“A actividade de cérebro exibe ondas alfa e teta, a actividade dos músculos voluntários reduz-se e os olhos movem-se lentamente.”


Sono leve (Fase 2)
A fase 2 é a fase a que nos referimos quando se fala em sono leve. É uma fase na qual o corpo já está relaxado e a dormir, mas a mente está atenta e, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente, se alguém se mexer dentro do quarto ou com um barulho em casa.
Esta fase dura cerca de 20 minutos e, em muitas pessoas, é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos de sono.


Sono profundo (Fase 3)
“O sono da fase 3 NREM, igualmente conhecido como o sono profundo ou o sono delta, é marcado por ondas cerebrais muito lentas. Não há nenhum movimento dos olhos e é difícil acordar um indivíduo nesta fase do sono. Esta fase dura aproximadamente 30 minutos antes que o indivíduo progrida às fases seguintes do sono.”
Esta é a fase do sono profundo na qual os músculos relaxam completamente o corpo fica menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou barulhos. Nesta fase a mente está desligada e, por isso, também não existem sonhos. No entanto, esta fase é muito importante para a reparação corporal, pois o corpo vai tentando recuperar-se de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.

Sono REM
O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos movimentam-se muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.
É também nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar.

“Durante esta fase, as ondas de cérebro tornam-se mais rápidas e assemelham-se à actividade de uma pessoa que esteja acordada. A maioria de sonhos ocorrem durante o sono do REM, embora o indivíduo recorde somente os sonhos se são acordados nesta fase.”

Com dificuldades em adormecer? Experimente esta Meditação!

Referências: news-medical.net e atuasaude.com